Vinho do Douro: uma viagem incrível à distância de um click!

Vinho do Douro: 

uma viagem incrível à distância de um click!

Conheça a nossa seleção de tintos e brancos desta região demarcada que propomos na viagem desta semana. Vamos provar o vinho do Douro de excelência?

É das mais antigas regiões demarcadas da história do vinho no mundo, contando já com mais de 250 anos. Situada no nordeste do território português, desenvolve-se pelo vale do rio Douro.

Transformada num belo vale esculpido em socalcos e patamares, onde as vinhas crescem num território marcado por declives e quase inexistência de terra e água, a produção de vinho neste território é, verdadeiramente, uma lição sobre a capacidade e determinação do homem na otimização dos recursos naturais. É, pela paisagem e muito mais,  classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. Vinho do Douro

A Região Demarcada do Douro está dividida em 3 sub-regiões.

Pode dizer-se que são 3 Douros num só (de tão únicas que são estas sub-regiões) presenteando-nos – cada uma delas – com vinhos apaixonantes e cheios personalidade!

  • Baixo Corgo (sub-região ocidental): a que tem maior influência Atlântica, portanto, apesar de seca, é a que regista maior pluviosidade e menores amplitudes térmicas diárias e anuais.
  • Cima Corgo (sub-região central): onde, a incidência de chuvas é menor e essa característica resulta na produção de vinhos mais concentrados, com potencial muito maior para o envelhecimento. Aqui, as áreas de xisto, solo pedregoso, são mais nobres.
  • Douro Superior (sub-região oriental, que no seu limite nascente faz fronteira com Espanha): além de ser a maior das 3 sub-regiões, é também a mais quente e seca, resultando em menor produção. Em compensação, o seu relevo é bem menos acidentado.
A seleção desta semana de Vinho do Douro, aqui: