Viajamos até ao Dão?

Esta semana fazemos as malas e vamos juntos até ao Dão, região situada no centro de Portugal, na Beira Alta. A região do Dão caracteriza-se por um relevo acidentado, com solo predominantemente granítico, terroir e clima propício com larga amplitude térmica.

Em 1908 foi constituida a Região Demarcada do Dão, a primeira região demarcada de vinhos não licorosos do país e a segunda região demarcada de vinhos do país. Também conhecida como a “Borgonha” Portuguesa tem algumas castas muito emblemáticas como Touriga Nacional, Encruzado, Alfrocheiro e Jaen.

“Descobrir os seus vinhos é entrar num mundo novo de aromas e sabores que cativam e seduzem, e cedo se tornam inconfundíveis e inesquecíveis”, considera a Comissão Vitinícola Regional do Dão.

Comprovamos?

Por estes dias, na nossa loja online, temos 4 exemplares magníficos desta região com desconto de 15%:

  • Identidade AM. “O Principezinho” 2019

António Martin: de filho, a inspiração para fazer este tinto do Dão. No “Príncipe” António e no próprio vinho, já na sua 3ª edição, mantém-se o carácter maduro, domado, potente e cada vez mais seguro de si mesmo, suportado numa espinha dorsal (acidez) que o fará eterno. Manuel Moreira “selou” a prova deste vinho com 17 pontos na Revista de Vinhos deste mês, além de o considerar um vinho “Altamente Recomendado”.

  • Automático Tinto

Oriundo de solos de origem granítica com afloramentos xistosos e influência dos rios Dão e Mondego, o Automático Tinto é um vinho que combina 3 castas – Touriga Nacional, Alfrocheiro e Titan Roriz – que apresenta aroma de frutos vermelhos e algumas especiarias. Vinho fresco e jovem, fiel à região, com estrutura e fim de boca expressivo. Combina na perfeição com carne assada, frutos secos, cogumelos e queijos suaves.

  • Rosa da Mata Alfrocheiro 2018

Vinho produzido por Patrícia Santos é uma homenagem à sua avó paterna Rosa de Jesus. “Rosa da Mata” era o nome pelo qual a sua avó era conhecida.

Produzido exclusivamente por uvas da casta Alfrocheiro, de uma vinha situada na sub-região de Besteiros, é um vinho que revela toda a elegância do Dão. Em destaque na Revista de Vinhos de Novembro, obteve 17 pontos em prova.

  • Vinha de Santa Maria Reserva

Com cor rubi de média concentração, aroma de fruta preta e algumas especiarias, como pimenta preta, é um vinho fresco e elegante. Com estrutura e fim de boca expressivo e com boa persistência. Combina na perfeição com carne assada, pratos com frutos secos, cogumelos e queijos suaves.

Para “viajar” aqui:

https://martinboutiquewines.com/vinho/