Abrigo Giovanni: uma viagem a Piemonte

Uma família. As suas vinhas. Os seus vinhos.

Hoje fazemos as malas e vamos até Piemonte, em Itália. E a “paragem” é na Abrigo Giovanni, adega familiar numa zona vinícola proclamada World Heritage pela UNESCO em 2014. Aqui produzem-se diversos vinhos DOC e DOCG de castas autóctones, bem como avelãs Piemonte IGP há já 3 gerações.

Esta família rege-se por um compromisso diário de ver a beleza em tudo e todos e a partilha dos seus valores com quem os rodeia. Tiram partido da experiência como garantia de qualidade em tudo o que fazem e dão atenção a todos os detalhes de forma artesanal.

O pai, agrónomo de formação, e os filhos – enólogos, procuram fazer tudo de forma o mais natural possível e sem intervenções desnecessárias de forma a que a natureza se expresse na sua melhor forma. Acreditam num forte compromisso com a paisagem natural de Langhe, respeitando as suas características naturais, rurais e culturais promovendo ainda a sustentabilidade através da minimização do desperdício, a reciclagem e reutilização de matérias primas. Estes são alguns dos princípios que a 3ª geração cumpre e respeita do legado deixado pelos avós, que iniciaram esta “aventura” em 1968.

De resto a adega tem o nome do seu fundador – Giovanni Abrigo que se instalou nesta área montanhosa ao sul e leste do rio Tanaro, na província de Asti, em Piemonte, norte de Itália em finais dos anos 60. Famosa pelo seus vinhos, queijos e trufas, foi aqui que Giovanni e Maria se viriam a instalar para iniciar o negócio com agropecuária: vacas Piemontesas, avelãs, e, claro, vinhas.

Em meados dos anos 80, Giorgio, o filho, viria a finalizar o curso de Agronomia e acabaria por se envolver no cultivo de avelãs e vinhas e em conjunto com a sua mulher, Paola, promoveram e desenvolveram o negócio comercialmente até à adega que hoje conhecemos.

É com a 3ª geração, com Giulio e Sérgio, enólogos formados pela Universidade de Alba, que a empresa atinge um outro patamar na qualidade dos vinhos. Apaixonados pelo que fazem, dinâmicos tal como os pais e avós, a nova geração imprime um cunho jovem à marca e promovem a expansão do vinhos.

A forte ligação desta família à terra, a qualidade e simplicidade, bem como a paixão e respeito pelo ambiente fazem com que sejam um dos produtores acarinhados pela Martin Boutique Wines e que alguns dos seus vinhos estejam incluídos na nossa seleção cuidada, de que são exemplo o Barolo “Ravera” DOCG Vintage 2015 ou o Barbera d’Alba Marminela DOC 2017, vinhos em destaque esta semana na nossa loja online: https://martinboutiquewines.com/vinho/